FALE CONOSCO: (67) 3409-1234
O 3° Dia de Campo da Mandioca Copasul terá a apresentação de uma nova cultivar de mandioca de mesa que será feita pela Embrapa. O Dia de Campo da Mandioca acontece nesta quarta-feira, dia 8, em Naviraí, na fazenda Santa Rosa do Grupo Kamitani, com início às 7h.
Segundo informação da Embrapa, a mandioca de mesa BRS 429 é altamente produtiva (49,76% de superioridade média de produtividade de raízes comerciais), apresenta resistência à bacteriose e ao alongamento, principais doenças que atingem a região Centro-Sul e Cerrado, e maior precocidade (pode ser colhida aos oito meses).
As raízes cilíndricas, mais longas e uniformes, conferem aproveitamento comercial. Com polpa de preferência amarela intensa (preferida dos consumidores), têm bom tempo de cozimento, média de consumo superior e textura muito mais usual, como também a abundância de massa de consumo boa qualidade.
Conforme Cleiton Simão Zebalhos, do departamento técnico agronômico da Copasul, a apresentação de cultivares de mesa é um trabalho importante na busca por soluções para a composição da alimentação humana. A mandioca mais amarela, tem betacaroteno que é precursor da vitamina A no organismo humano. “É uma forma de melhorar a nutrição das pessoas, uma vez que a mandioca é um dos alimentos mais populares do mundo, de fácil cultivo e altamente nutritivo. O público para esta cultiva é muito amplo e isso nos motiva também”, destaca.
A apresentação da nova cultivar acontece dentro da rodada técnica que terá três estações onde serão abordados os temas: “Manejo integrado de insetos – Pragas da Cultura da Mandioca”, com o doutor Rudiney Ringenberg, da Embrapa; “Cultivares de mandioca da Embrapa”, com o doutor Marco Antônio Sedrez Rangel, da Embrapa; e “Manejo do Material de propagação da mandioca e apresentação das cultivares IPR Paraguainha e IPR B36”, com o doutor Mário Takahashi, do Iapar/Emater.
Fomento ao conhecimento
O 3º Dia de Campo da Mandioca retorna após a pandemia. A segunda edição ocorreu em maio de 2019, consolidando com um dos maiores na região, promovendo palestras de alta qualidade e atraindo grande número de participantes.
O evento é uma realização da Copasul com o patrocínio das seguintes empresas: Bayer, Corteva, Yara, KWS, BASF, Stoller, UPL, Adama, Sumitomo Chemical, CropChem, Soesp, Jotabasso, TimacAgro, Inquima, Vittia, Agroeste, Mosaic, Superbac, Latina Seeds e Fertipar.